Jorge Lancinha Astrologia Psicologica

1 Maio 2013

 

 

Relatório Astrológico - MAIO 2013

 

Maio promete ser um dos meses mais enérgicos do ano. Além dos dois eclipses que irão ocorrer nos dias 10 e 25, a quadratura de Úrano / Plutão terá nova aplicação exacta no dia 20. A vibração é marcadamente taurina no início do mês, o que nos trará questões práticas, provavelmente de gestão de recursos, já que Saturno oposto em Escorpião nos obrigará a ter as contas em dia. A partir de dia 10 o foco começará a transitar gradualmente para Gémeos, signo associado à comunicação, às trocas comerciais e à circulação. Na recta final do mês teremos cinco planetas neste signo anunciando muito dinamismo e agitação.

 

Iniciamos Maio com a entrada de Mercúrio em Touro, concluindo o abrandamento que temos vindo a sentir depois da luta intensa de Carneiro com que abrimos Abril. Temos agora Vénus, Sol, Marte e Mercúrio em Touro, signo de terra, relacionado com a valorização da realização concreta e material. Os nossos recursos, quer se trate de posses exteriores, como também qualidades e talentos internos, pertencem ao departamento de Touro.

O eclipse lunar de 25 de Abril, que se deu em Escorpião, signo oposto onde se encontra Saturno desde Outubro do ano passado, fechou um ciclo de crise interior. Com o eclipse solar de 10 de Maio abre-se uma nova etapa de construção onde teremos de fazer valer os recursos que temos à disposição, e, vibrando numa lógica de abundância, alcançar sustentabilidade e gerar riqueza. Isto, inseridos no panorama de crise e austeridade de longo prazo que vivemos globalmente, afigura-se um grande desafio criativo em que a perseverança e a resiliência serão fundamentais. Dívidas que entretanto se acumularam podem vir a ser reclamadas, já que de todas as partes se requisitam recursos.

 

A vibração taurina traz também maior atenção sobre o prazer que retiramos, ou não, da nossa experiência de vida. Neste período poderemos desejar mais e melhor, mas será importante não deixar de ver com atenção as etiquetas dos preços. Os excessos revelar-se-ão sem dúvida bastante caros… E isto é válido para questões emocionais de igual forma. Nessa área julgo ser importante destacar a questão do desapego. Possuir o que nos dá prazer é uma forma intuitiva e válida de assegurar conforto e bem-estar, mas quando falamos de relacionamentos, convém sair do campo dos objectos e perceber que do outro lado temos pessoas como nós. De que forma então gerir o respeito pela individualidade do outro face às expectativas de preenchimento das necessidades que nele projecto? Esta pode ser uma pergunta que solicitará respostas nestas semanas.

 

Dia 20 iremos ter um dos momentos mais tensos do ano com a quadratura de Úrano / Plutão, naquela que será a terceira aplicação deste trânsito, de um total de sete, sendo que a primeira aconteceu em Junho do ano passado, e a segunda em Novembro. A última destas quadraturas acontecerá em Março de 2015, culminando um período de transformação de três anos, portanto um processo longo e profundo que nos traz a oportunidade de operar mudanças muito significativas a nível colectivo.

Já falei desta quadratura em relatórios anteriores, como o de Março, mas resumindo, temos uma força impulsiva e radical que nos inspira a seguir caminhos de afirmação individual que choca com outra que procura imperativamente transformar as estruturas nas quais assenta toda a nossa construção social, económica, política e religiosa. Teremos assim neste mês que encontrar, individual e colectivamente, soluções criativas que promovam, por um lado uma participação individual mais consciente na comunidade, e por outro mais clareza, verdade e imparcialidade no exercício do poder.

Todos os que têm planetas ou ângulos nos graus 10, 11 e 12 de Carneiro, Caranguejo, Balança ou Capricórnio, estarão neste momento a viver estas transformações de forma muito intensa no seu universo particular.

 

Gostaria também de salientar o eclipse lunar do dia 25, que se dará no eixo Gémeos / Sagitário, e que fará quadratura a Neptuno em Peixes. Estes três signos relacionam-se com questões de valores, crenças, espiritualidade, conhecimento e informação. Revelações e decepções estarão na ordem do dia. Falsidades, ilusões, manipulações, distorções, poderão ser expostas. Uma pergunta para reflectir: será que face a uma dura verdade preferimos uma deslumbrante mentira?

 

Maio terminará com muita energia geminiana: contactos, trocas, circulação, comunicação. A velocidade será muita e as solicitações também. É importante não dispersar demasiado as nossas energias, mas será sem dúvida um bom momento para aprender coisas novas e estabelecer novos contactos.

 

 

 

Jorge Lancinha

 

 

Gostou deste artigo? Receba os próximos no seu email