Jorge Lancinha Astrologia Psicologica

1 Setembro 2013

 

 

Relatório Astrológico - SETEMBRO 2013

 

 

 

Entrámos em Setembro. O período de férias chega ao fim, é altura de regressar à realidade do dia-a-dia, e olhando para a conjuntura astrológica, este mês não será nada tranquilo.

Ao retomarmos as nossas rotinas e colocarmos em movimento toda a engrenagem que em Agosto esteve em pausa, somos levados a empreender processos de reorganização. O nosso foco estabelece-se em torno de problemas de ordem prática e concreta. Regressa-se ao ambiente de trabalho, as crianças retornam à escola. É preciso preparar, arrumar, organizar, encaixar nas rotinas e nos horários. É o período de Virgem! E temos logo no dia 5 uma Lua Nova neste signo a lançar as fundações do novo ciclo mensal.

As Respigadoras

Jean François Millet, 1857

 

Sobre este pano de fundo, comum a todos os anos nesta altura, temos uma dinâmica diversificada de trânsitos que apontam para uma grande complexidade e intensidade de processos a constelarem-se neste mês de Setembro.

Desta extensa lista de acontecimentos astrológicos (encontrará uma tabela no final com os mais relevantes) há um que destacarei pela sua importância: a conjunção de Saturno com o Nodo Lunar Norte, que acontecerá no dia 17, mas que se faz sentir desde já.

Os Nodos Lunares são pontos muito especiais e apontam simbolicamente a direcção da evolução da consciência. Desde final de Agosto do ano passado que o Nodo Norte entrou em Escorpião (onde permenecerá até Fevereiro de 2014), indicando a necessidade de mergulharmos profundamente em processos de transformação. E o que tem de ser transformado ao longo deste período? Padrões de conforto estagnados e inertes, de consumo indulgente e compulsivo, de gestão de recursos insustentável, de materialismo exacerbado, de obtenção de riqueza sem gerar valor - as distorções do arquétipo de Touro. E parecendo Touro um signo bastante pacífico, e a busca de segurança e conforto uma demanda perfeitamente legítima, o facto é que a avidez descontrolada pode transformar oásis em desertos e a abundância em escassez, trazendo a ruina e o desespero.

Caverna das Ninfas da Tempestade

Edward John Poynter, 1903

 

Ao longo deste último ano mergulhamos na tempestade e, impelidos pela necessidade, acabamos por ter de largar muito do que acumulámos (material e emocionalmente). Tivemos também a oportunidade de perceber que muito do que achávamos imprescindível afinal era apenas um peso que nos mantinha prisioneiros.

Isto na melhor das hipóteses, pois assistimos também à tentativa desesperada de enfrentar a mudança à força de muita manipulação, controlo e negação. Mas, como o náufrago que se debate exasperadamente, acabando por se auto-condenar pelo esgotamento das suas forças, também temos assistido a muitos destes “afogamentos” e outros inevitavelmente se seguirão. Principalmente agora, que Saturno atinge o Nodo Lunar Norte, é o momento em que teremos de prestar prova de resistência. A pressão irá aumentar e poderá mesmo explodir violentamente como indicado pela quadratura de Marte. Lutar será necessário, mas é importante não perder o discernimento, não incorrer na reacção cega perante a impotência e a frustração. Combater a guerra com a guerra é um absurdo, cair na prepotência para corrigir a injustiça é outro.

 

No dia 19 teremos a Lua Cheia em Peixes, bem no meio deste intenso caldeirão, a abrir canais para o reconhecimento do espirito na matéria.

O Sol entrará em Balança no dia 22 e na semana seguinte Vénus fará aspectos a Júpiter e Marte, trazendo a diplomacia para a linha da frente. Será o momento de harmonizar pontos de vista diferentes em torno do reconhecimento de valores universais como a Paz, a Verdade e a Justiça.

 

 

 

Jorge Lancinha

 

 

 

 

DIA EVENTO
1

Sol em Virgem / Mercúrio em Virgem / Vénus em Balança / Marte em Leão / Júpiter em Caranguejo / Saturno em Escorpião / Úrano em Carneiro / Neptuno em Peixes / Plutão em Capricórnio /

Sol trígono Plutão

3 Sol oposição Quíron
5 Lua Nova em Virgem
9 Marte quadratura Saturno / Mercúrio ingressa em Balança
11 Vénus ingressa em Escorpião / Marte quadratura Nodo Norte
14 Vénus trígono Neptuno / Mercúrio quadratura Plutão / Marte trígono Úrano
16 Mercúrio oposição Úrano
17 Saturno conjunção Nodo Norte
18 Vénus conjunção Nodo Norte e Saturno
19 Lua Cheia em Peixes
20 Mercúrio quadratura Júpiter
21 Plutão vira directo
22 Sol ingressa em Balança
26 Vénus trígono Júpiter
28 Vénus quadratura Marte
29 Mercúrio ingressa em Escorpião

 

 

 

Gostou deste artigo? Receba os próximos no seu email