Jorge Lancinha Astrologia Psicologica
ARTIGOS

A relação é de primordial importância para Balança, sempre estendendo um dos seus pratos para que o outro nele deposite as suas opiniões, valores, perspectivas, como contrapeso das suas, permitindo o ajuste certo.

Em Virgem aprendemos a humildade do serviço, preenchendo o nosso apelo de individualidade na medida em que nos sentimos úteis e capazes. A sua função está associada à capacidade de análise, selecção e refinamento da matéria.

Entramos no auge do Verão e é chegada a hora do Leão! Leão é o segundo signo de Fogo, e representa simbolicamente a consolidação da personalidade individual e a manifestação do poder divino através do Eu.

É chegado o Verão e o Sol ingressa em Caranguejo. Sendo a primeira água do zodíaco, este signo simboliza o despontar das emoções e é desta forma que o espírito se liga completamente à matéria, através do vínculo emocional.

Estamos no terceiro mês de Primavera e o Sol entra no terceiro signo do Zodíaco: Gémeos. E tratando-se de Gémeos, era imperativo nomear este artigo com um trocadilho. O jogo das palavras é o deleite deste signo…

Segundo Leonardo da Vinci, os sentidos são os guias da Alma. Palavras de um Artista, palavras de um Touro. Ver, tocar, ouvir, cheirar, saborear… e talvez ainda um outro sexto sentido: eis o território de Touro.

Hoje dá-se o Equinócio da Primavera, e é aqui que tudo começa, com Carneiro! Começar é precisamente a tarefa deste signo. E para começar algo é necessário ousadia, coragem, determinação.

Por onde começar com Peixes? Que dizer do vasto oceano onde acaba de mergulhar o Sol na sua viagem celeste? Mais do que uma dissertação erudita, ou um receituário prático, talvez se ajuste mais o devaneio poético…

Aquário é o arquétipo da mente cósmica, abstrata, intuitiva, criativa. Não é por acaso que encontramos forte influência aquariana em muitas personalidades que se destacam pela sua genialidade inventiva.

Seguindo o trajeto do Sol em torno do zodíaco, eis que chegámos ao signo de Capricórnio. Este é um momento muito especial nesta viagem: a entrada do Sol em Capricórnio assinala o Solstício de Inverno (no hemisfério Norte).

O Sol fez a sua entrada no signo de Sagitário no passado dia 22 de Novembro. Depois da viagem às profundezas, simbolizada pelo signo de Escorpião, purificando o Ego, entramos numa dimensão mais abrangente do espectro cósmico.

O signo de Escorpião é talvez o signo mais "mal-afamado" do zodíaco. A intensa profundidade emocional da vibração escorpiónica inspira-nos receio e cautela e não é sem razão.